sábado, 22 de agosto de 2009

Oi Paggo e Telemar - O dia do Consumidor!

No dia 15 de Março se comemoram no mundo inteiro o DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR; um dia que deveria “homenagear” aquele sujeito que sustenta toda a economia mundial; homens, mulheres e crianças que através de suas necessidades ou de ostentação consome bens e serviços e que fazem com que a máquina das indústrias continue operando a todo vapor. O dia 15 de Março é destinado ao consumidor final, à maior força econômica do planeta, seja de produtos físicos ou de serviços; pessoas que deveriam ter o maior respeito por parte de quem os seduzem a consumir, as empresas; mas que infelizmente quase sempre são esquecidos, humilhados e enganados, como operam as empresas de telefonia do Brasil.

A tal da Lei da Portabilidade soou como música para os ouvidos mais românticos, inclusive o ingênuo Governo que crê que ela mudará os rumos das constantes reclamações envolvendo as operadoras de telefonia do Brasil, ledo engano; nada do que foi programado para acoplar este pacote de asneiras com nome bonitinho é na prática algo benéfico ao sofrido e sempre enganado consumidor.

A imprensa, o Governo, o povo romântico, Jesus Cristo e as baleias do Roberto Carlos que vagam pelos oceanos, adoraram a nova lei medíocre e ineficaz que obriga as operadoras a cederem para as concorrentes os números dos insatisfeitos. Acreditava-se que com esta nova regra aquele que se sentisse lesado e não compensado poderia migrar seu número e seus serviços para outra operadora, castigando a antiga pelos desmandos praticados. As pessoas gritaram “vivas” e as operadoras apenas pediram mais tempo; a Anatel, que não serve para nada, disse-lhes “não”, como se fosse à mandatária do esquema e para maquiar para o povão, que enfim o Governo estava no mando de campo; era mais um joguinho ineficaz onde todos os consumidores mais uma vez passaria a sofrer.

Depois inventaram que os Call Centers, ou como chamam no popular “SAC”, deveriam atender o cliente em até 60 segundos e que as opções de CANCELAMENTO DO SERVIÇO estaria já no “menu” principal da ligação telefônica. Mais uma vez o Governo foi à televisão dizer que a nova ordem seria severa com todos que desrespeitassem as leis, aliás, o decreto do Presidente; o povão que credita em Boi Tatá, Duendes e na Fada Madrinha, comemorou, vibrou, soltou rojões e quase se organizam grandes manifestações em apoio ao Planalto.

Confesso que nestas quatro décadas de vida jamais observei algo tão estúpido, jamais pude observar um conjunto de medidas tão sem planejamento e tão descabidas; seja a portabilidade, seja a nova regra para o atendimento; tudo isso, associado ao baixíssimo índice de aproveitamento humano de quem faz as regras, de quem as aplica e que quem as atende, vira um caldeirão de loucuras; eu chego a comparar esta reunião de asneiras com a Torre de Babel ou a Holanda há alguns anos quando se podia fumar maconha e cheirar cocaína em praça pública; um inferno que nem Dante gostaria de reescrever!

A portabilidade ao que me parece foi inspirada nos ensinamentos de Maquiavel; teve sua revisão feita por Napoleão e nomearam Hitler para executá-la. Falar em punição com a migração dos serviços para outra operadora é o mesmo que esquecer que a punida cometeu infração; cada operadora seja a Oi, que eu chamo de Tchau, seja a TIM, que eu chamo de FIM, seja a CLARO, que eu chamo de ESCURO, seja a VIVO que eu chamo de Encarnada ou qualquer uma das outras menos conhecidas, passam 365 dias por ano lesando e enlouquecendo cada um de seus clientes, cada uma destas operadoras de telefonia do Brasil, que deveriam zelar pela concessão pública, tripudia orientações, regulamentos, normativas, decretos e leis; como punição, que deveria ser a aplicação de sansões rigorosa ou pagamento de multas indenizatórias mais significantes, simplesmente perde um ou outro desesperado mais astuto e tudo fica como dantes no Quartel de Abrantes. Estas empresas espúrias que lucram horrores a título de pequenos “deslizes” em grande quantidade, quando conseguem ser punidas pelos Juizados Especiais ou pela Justiça comum, perdem no máximo R$ 1 mil reais. A minha pergunta é: o que é R$ 1 mil reais para qualquer uma das operadoras? – Nada! Eles pagam sorrindo e com certeza seus diretores esnobam e uivam de alacridade!

Quando você muda de operadora e não procura buscar seus direitos na justiça, deixa para trás um legado de desmandos e uma vaga para que outro beócio ocupe sua vaga neste vagão de lunáticos sedentos por comunicação. As operadoras lucram milhões de dólares por ano principalmente nas costas da classe miserável que não pode ter uma linha de telefone, seja fixa ou móvel e que acaba sendo seduzida a comprar linhas pré-pagas, pagando ANTECIPADO e muito mais caro pelo minuto utilizado. A diferença de quem paga antecipado e de quem paga numa conta pode chegar a 1000%, dependendo da operadora e quem paga mais é quem paga antecipado, ou seja, os clientes dos pré-pagos são os mais explorados e menos atendidos.

O usuário da telefonia pré-paga acredita que por não ser cliente direto, do tipo cadastrado, pode se permitir ser enganado e a “Caixa de Pandora” se torna muito mais cara de um modo coletivo, enriquecendo ainda mais quem sequer dá atenção a esta classe. O cliente da telefonia pré-paga tem os mesmos direitos que todos os demais, estão regidos pelas mesmas leis e deveriam ser tratados com no mínimo, RESPEITO; aliás, respeito ao cliente é uma frase sem utilização em nenhuma das operadoras e raramente vista nas empresas de modo geral.

Há cerca de cinco meses, eu tive um problema com a Oi – Telemar – Paggo, três empresas injustas e deselegantes que se associaram para criar um mar de problemas (agora com a associação da Brasil Telecom também); o plano Oi Conta Total que dava este e aquele benefício, acabou por me colocar com os nervos a flor da pele após dezenas de tentativas para provar que 1 + 1 = 2; as moças e rapazes que não chegam a ganhar 2 pisos mínimos e que trabalham no atendimento destes currais nazistas simplesmente lêem suas cartilhas e esquecem da lógica, da verdade e do normal; eles tentam passar para o consumidor que o que eles lêem em seus sistemas é o que equivale a verdade e isso é o mais irritante.

Na época, eu publiquei um artigo que citou o caso da Oi Paggo Telemar, acabei recebendo e continuo recebendo centenas de e-mails pedindo orientações de como resolver a mesma questão; isso é a prova que o problema é generalizado. O meu problema só foi resolvido com a intervenção do PROCON Assembléia de Belo Horizonte, mais da Delegacia de Crimes contra o Consumidor e da Justiça Especial Cível de Minas Gerais; o caso chegou às raias da queixa policial pedindo o indiciamento criminal do Presidente da Telemar Oi, Sr. Luiz Roberto Falcon e mais uma trupe de diretores mascarados que ciscam em Minas Gerais; somente desta forma seus advogados retrógrados e desinformados se mobilizaram para se conscientizarem de que 1 + 1 = 2; existe um contrato que DEVERIA ser aberto e como qualquer contrato, deveriam ser compreendidas por ambas as partes; se você consome 1 Real, deve pagar por 1 Real, isso é o óbvio e jamais deveria ser questionado; da mesma forma que no Direito Penal, na subjetividade ou obscuridade de um questionamento ou de uma altercação, primeiro deveria haver o respeito ao consumidor, depois a averiguação natural para em seguida a aplicação da responsabilidade de quem a possui.

No caso específico da telefonia do Brasil, você usa 10 Reais, recebe uma conta de 2 mil Reais e precisa se humilhar, ligar mil vezes para ser atendido por quem sequer sabe do que está tratando; depois você precisa pagar os R$ 2 mil para não ser DESLIGADO ou desconectado do mundo e se não tiver boa orientação jurídica, jamais verá seu dinheiro de volta, simplesmente porque eles esquecem quando estão devendo, mas jamais esquecem de te cobrar; esta é a regra. Em alguns casos, como o da Oi Paggo, os embusteiros te aplicam um golpe duro, como o de embutir um cartão de crédito inexistente para ser atrelado aos seus serviços e quando você atrasa ou reclama da conta ilegítima, sua conta de telefone passa a ser regida pelos números de um cartão de crédito; isso é anormal, desumano e ilegal.

Até mesmo para resposta de todos os e-mails que recebi, o caso específico ficou esperando mais vários meses até que eles se redimiram pela pressão de terem de engolir uma convocação de seu Presidente sendo chamado a depor numa delegacia, somente após isso tive os créditos devolvidos sem nenhuma vantagem. Hoje, passados seis meses, começam a voltar às mesmas mazelas da Oi Telemar, as mesmas contas indiscretas, indevidas, descabidas, duvidosas e desonestas; este infelizmente é o preceito; mas não pensem que isso é uma atitude isolada da Oi Telemar; todas as demais fazem o mesmo, tenham certeza disso!

A minha sugestão para os insatisfeitos que possuem razão é: justiça neles! A cada problema, seja de um centavo, seja de R$ 2 mil, liguem, busquem um, dez, mil números de protocolos; denunciem na Anatel (não resolverá nada, mas comporá mais um número de reclamação); busquem orientação policial especializada; busquem protocolar denúncias nos PROCONs; após isso tudo, JUSTIÇA NELES! Se cada um lesado pelas operadoras buscasse ao menos UM de seus direitos na justiça, COM TODA E ABSOLUTA CERTEZA as regras legais já haveriam mudado; os Excelentíssimos Senhores Deputados já teriam retirado seus macios glúteos das cadeiras e já teriam se movimentado, porque isso dá voto; isso dá Rede Globo em horário nobre!

A nova moda agora não é falar de PORTABILIDADE ou das multas (inexistentes) para quem descumprir o Decreto que regulamenta o atendimento ao consumidor, porque ambos existem somente no papel, é a velha história da Lei que pega e da que não pega; a nova ordem agora é você consumidor, clientes destas facções equivocadas e ruinosas, que tem nome de operadora de telefonia, se conscientizar de que está sendo enganado e se mobilizar para que a sua situação seja reparada com pedidos consistentes a título de danos MORAIS E MATERIAIS. Não aceitem barganhas de advogados para retirar queixas ou ações, insistam e caso ainda não se sinta satisfeitos, recorram aos Tribunais ou ainda, levem ao conhecimento dos Tribunais Superiores; acreditem que da sua luta, de seu sofrimento, você e muitas outras vítimas serão beneficiadas no futuro.

É bom e salutar lembrar que para ser um gigante na luta de seus direitos você precisa TER O DIREITO; inventar, maquiar ou achar que vai enganá-los é mentir perante a justiça e isso pode gerar multa e mais danos para quem o praticar!

Lembre-se que os operadores de telemarketing, que malmente sabem escrever seus nomes num papel em branco, não são os principais culpados; não se irritem com eles; se irritem com seus chefes; alguns destes operadores sequer são empregados das operadoras. No caso da Oi Paggo – Telemar, eles são, são funcionários da CONTAX que faz parte do pool de empresas do mesmo grupo, mas as regras, os modos de atendimento e o respeito que deveria existir pelo consumidor, estes catamênios são geridos primeiro pelos administradores, os altos executivos, que são os mesmos que lucram absurdos com tudo isso; eles lucram com a sua loucura, com o seu desespero. Traduza sua irritação em ações judiciais! Os operadores de telemarketing raramente serão substituídos por gente qualificada, porque gente qualificada geralmente não se submeteria a ganhar o que eles ganham!

Se você muda da operadora A para a operadora B com a via de acesso da portabilidade, tenham certeza de que outros clientes também estão fazendo o caminho oposto, ou seja, as operadoras não perderão nada; se observar ainda mais e estudar os planos de cada uma, no final verão que quase nada muda; quase nada lhe beneficia.

Busque seus direitos e para isso, continuem acreditando na justiça!


CARLOS HENRIQUE MASCARENHAS PIRES
www.irregular.com.br

3 comentários:

  1. Carlo Henrique, concordo com suas colocações e agradeço as orientações que tem dado aos consumidores brasileiros. Nem preciso dizer que você está fazendo a diferença, continue... Abração amigo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sr.Carlos.
    Estou com um problemão na Oi, fiz a portabilidade e adquiri o plano Oi conta total com 3G, não funciona. Estou tentando enviar uma carta para OI, para depois colocá-la na Justiça.Primeiro o 3G não é 2G e sim 2G, eu tenho uma lista de protocolos ninguém sabe resolver o problema.Tenho duvidas para qual endereço eu devo enviar. Estou com o plano desde novembro de 2010. Tem como o Sr. me orientar.
    Grata

    ResponderExcluir
  3. oi...gostaria de saber se voce conseguiria me ajudar...preciso de uma orientaçao pra entrar na justiça contra a oi ( antiga brasil telecom)...eu tinha um plano na brasil telecom que me dava minutos gratis pra mesma operadora, neste caso eu tinha o meu fixo, o cel do meu marido e o meu cel tds cadastrados na brasil telecom.o plano tambem me dava creditos no mesmo valor gasto no mes seguinte de graça pra qq valor ( plano pula pula pagava num mes e nao pagava no outro). Bem, com a fusao entre BRASIL TELECOM e OI recebi 3 contas absurdas com tarifas que consideravam a brasil telecom como uma empresa diferente da OI ( acredite se quiser) o plano pula pula foi abolido imediatamente e sem aviso..sequer mantiveram por alguns meses o que seria justo com os antigos clientes que estavam sendo transferidos pra outra operadora contra vontade e sem opçao no caso do telefone fixo. eu nao concordo em absoluto com os valore cobrados no entanto eles alegam que as ligaçoes foram feitas e por tanto a cobrança é devida...como eu posso me defender?

    ResponderExcluir

Você pode postar um comentário, mas lembre-se que isso aqui é coisa séria!
Comentários que contenham jargões não permitidos pela ética e legislação vigente serão retirados.